A Mancini Cabos Especiais, uma empresa que preza pela excelência e segurança na fabricação de cabos de controle utilizados em sistemas de incêndio, informa sobre um alerta importante divulgado pelo Sindicel quanto aos riscos oferecidos por cabos de controle e incêndio fabricados em desacordo com a #normas.
Ensaios realizados em amostras de cabos de sistemas de controle e alarme, comumente utilizados em sistemas de combate a incêndio de edificações comerciais e industriais.
Tais ensaios apresentaram desvios críticos na quantidade de cobre utilizado para a fabricação dos cabos, incorrendo no aumento da resistência elétrica (quanto maior a resistência elétrica, maior o perigo).
Outro risco eminente para a segurança e desempenho dos cabos é quanto ao uso de matéria-prima de má qualidade no revestimento dos cabos.
Os ensaios relataram que os materiais utilizados na isolação e cobertura não asseguram o desempenho seguro do cabo completo. O que isso significa?
No caso destes cabos de controle, utilizados para o acionamento de sistemas de incêndio, é inadomissível um erro no seu funcionamento, visto que tais cabos são responsáveis em ajudar no acionamento de equipamentos específicos de alarme de incêndio!
A Mancini Cabos preza pela excelência na fabricação de cabos de controle utilizados em sistemas de incêndio, produzindo cabos sempre de acordo com as normas técnicas vigentes.
Neste caso, os cabos de controle e alarme devem sempre ser fabricados de acordo com a ABNT NBR 7286, ABNT NBR 7289, ABNT NBR 17240.
Além disso, toda a matéria-prima empregada na fabricação de seus produtos é de extrema qualidade o que contribui para garantir a segurança dos nossos cabos de controle.
A comunicação eficiente é crucial no ambiente industrial contemporâneo, onde a automação desempenha um papel fundamental na otimização de processos.
Duas tecnologias que se destacam nesse cenário são Profibus e Profinet, ambas desenvolvidas para atender às demandas de comunicação em tempo real e oferecer soluções avançadas para sistemas industriais.
SOBRE A REDE PROFINET
Com a evolução da infraestrutura, nada mais natural que também tivéssemos a evolução dos protocolos.
Surge, então, o PROFINET – que é a evolução natural da rede PROFIBUS – tornando possível a comunicação em alta velocidade, com grande volume de dados e, principalmente, usando o mesmo padrão elétrico adotado pelas redes Ethernet tradicionais e junto com seus principais protocolos já conhecidos. TI e TO passam a falar a mesma linguagem em termos de suporte e engenharia.
O que é PROFINET e PROFIBUS?
Profibus, que significa “Process Field Bus”, é um padrão de comunicação industrial estabelecido pela Profibus International.
Este protocolo foi projetado para permitir a transmissão de dados em tempo real entre controladores e dispositivos de campo em sistemas de automação.
O Profibus oferece uma solução robusta e confiável para uma variedade de aplicações industriais, incluindo manufatura, processamento e controle de processos.
Profibus e Profinet representam pilares sólidos na comunicação industrial, oferecendo soluções avançadas para atender às demandas complexas dos ambientes de automação modernos.
O Cabo PROFINET, não é apenas um cabo de protocolo de transmissão de dados baseado na tecnologia Ethernet.
É uma padronização que estabelece redes de alto desempenho, sendo obrigatório nos ambientes industriais.
Os CABOS PROFINET FLEX TYPE C são utilizados em sistemas de automação industrial, permitindo uma automação eficiente em fábricas inteligentes.
Utilizados para estabelecer conexões de comunicação entre os diferentes componentes do sistema de automação, como PLCs, IHMs (interfaces homem-máquina) e dispositivos de E/S (entrada/saída).
Principais características do Cabo PROFINET Type C Mancini
Baixo Custo;
Dupla Blindagem;
Fita Aluminizada + Malha de Cobre Estanhado, com 95% de cobertura;
Flexibilidade.
Características Construtivas:
Condutor em cobre estanhado – classe 5 (conforme NBR NM 280);
Isolação em Polietileno de Baixa Densidade;
Veias nas cores Branca, Amarela, Azul e Laranja;
Dupla blindagem em fita aluminizada com malha de cobre estanhado com 95% de cobertura;
RESISTÊNCIA ELÉTRICA MÁXIMA DOS CONDUTORES: 51 Ω/km
RESISTÊNCIA ELÉTRICA MAXIMA DA BLINDAGEM: 10 Ω/km
CASE PRÁTICO – CABO PROFINET MANCINI EM PARCERIA COM INATEL
Em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, nossos cabos foram testados na prática, a fim de analisar o funcionamento do cabeamento manuseado, em conjunto com os dispositivos de rede montados, e comunicação da rede PROFINET.
Equipamentos testados:
– 1 CLP PROFINET
– 1 Switch Ethernet APL
– 1 IO Device Ethernet APL
– 1 Switch PROFINET
Sobre a Mancini Cabos
Desde 2016, a Mancini Cabos vem construindo uma história de sucesso fornecendo cabos especiais para os principais segmentos da nossa #indústria sempre com o compromisso:
ENERGIA – Controle, Dados e Segurança – Subestações de Energia
TRANSPORTES E INFRAESTRUTURA – Controle e Sinalização de Via
INDÚSTRIA – Controle de Dados, sinal e segurança – Automação de Processos – Indústria 4.0
TELECOMUNICAÇÕES – Transmissão de dados e sinais – Voz e Vídeo
MERCADOS ESPECIAIS
AUTOMAÇÃO – Residencial – Hospitalar – Industrial
AGRONEGÓCIO – Automação de Maquinários, Medição e Controle
SHOWS, EVENTOS, COMÉRCIOS, RESIDÊNCIAS – Som, Voz, Vídeo – Controle de Dados, sinal e segurança